06/05/2015

Patrono da Escola | "Dadi"


     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Atayde Machado "Dadi" recebeu esse nome em homenagem ao ex-vereador e radialista, senhor Atayde Machado, conhecido como Dadi, do programa Rancho do Dadi, da rádio Jaraguá.



     Atayde é natural do povoado do Morro Grande, município de Araquari. Nasceu em 29 de julho de 1928, filho de Basílio João Machado e Lusia de Borba Machado. Casou-se com a Sra. Iracema de Souza Machado, e desta união nasceram quatro filhos: Laura, Lorival, Laércio e Maria Aparecida.

     Iniciou seus estudos na Escola Isolada Estadual Desdobrada da Ilha da Figueira e concluiu o curso complementar, equivalente ao nono ano do Ensino Fundamental, no Grupo Escolar Almirante Tamandaré, em Guaramirim. A partir daí, passou a satisfazer sua sede de conhecimento por conta própria, atendendo à grande sensibilidade artística de que foi dotado.

     Atayde Machado é o filho mais velho de um total de quatro filhos. Aos oito anos de idade teve a infelicidade de perder seu pai. Até completar 16 anos, dividiu com sua mãe a responsabilidade de cuidar dos outros três irmãos menores. Após essa idade, trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Quando deixou o DER, foi trabalhar nos Móveis Cimo, em Rio Negrinho. Posteriormente veio trabalhar na Prefeitura de Jaraguá do Sul, exercendo a função de motorista e em seguida fiscal de obras.

     Dadi era admirador da música sertaneja e fã da dupla “Tonico e Tinoco”, tendo como música preferida “ O menino da porteira”. A partir de 1º de maio de 1954 formou uma dupla caipira que se denominou “Dado e Dadi”, atuando na rádio Jaraguá três vezes por semana. Atayde passou a apresentar o programa “Rancho do Dadi”. Trabalhou na Radio Jaraguá por 35 anos. Seu programa acontecia todas as madrugadas, tendo como tema: Quem cedo madruga, Deus ajuda. Quem tarde levanta, remo torto não lhe falta. Seu programa era líder de audiência! Ouça um trecho a seguir:




     Atayde era carismático com seus ouvintes e sempre procurava ajudar as pessoas. Foi o único da sua família a participar de atividades políticas. Ingressou na vida pública ao eleger-­se vereador no período de 1983 a 1987, destacando-se pelo seu expressivo resultado eleitoral.

     Nosso Patrono, senhor Atayde Machado, foi um poeta nato. Além das canções que compôs e cantou com seu amigo de dupla, escreveu belas poesias, motivo pelo qual ficou conhecido como “O poeta do Sertão”. Autor do poema “As Dez Cruzes Emparelhadas” que versa sobre um lamentável fato ocorrido na região: a explosão da fábrica de pólvora, situado no bairro Czerniewicz que teve como consequência a morte de dez pessoas em Jaraguá do Sul.

     Atayde Machado faleceu em 30 de outubro de 1989 de enfarto com 61 anos de idade. Como ele foi um colaborador com expressiva participação social, então o vereador Valdir Bordin encaminhou um projeto à Câmara de Vereadores para a construção de uma escola nas proximidades da residência de “Dadi”, sugerindo que a escola recebesse seu nome.

2 comentários:

  1. Sou de guaramirim escutei o programa do DADI POR MAIS DE 30 ANOS COSTARIA DE OUVIR ffutebol. Da.bixarada

    ResponderExcluir
  2. Meu nome MOACIR CAMPIGOTTO MANFA PRA MIM

    ResponderExcluir